Atrativos Históricos e Culturais



  • MUSEU DO MILÊNIO


Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. 
O seu acervo é composto por objetos de uso tradicionais, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. No Museu também é possível obter maiores informações e acesso às algumas Igrejas do centro da cidade.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, s/n.
Telefone: (42) 3446-3327 (42) 99825-2518
Horário de atendimento
Segunda, terça, quinta e sexta-feira e sábado: das 09h às 11h30min, das 14h às17h
Domingo: das 09h às 11h30min
Quarta-feira: fechado para manutenção






  • MUSEU DO HISTÓRICO DAS IRMÃS SERVAS DE MARIA IMACULADA

Localizado onde já foi casa das irmãs e onde agora funciona um colégio, o museu tem dois andares, com alguns espaços organizados conforme a época da chegada das irmãs ucranianas em Prudentópolis. Riquíssimo em termos de material, tem um acervo muito lindo! Difícil descrever. Com uma entrada de apenas R$10,00, vale muito passar la! 

Endereço: Rua Rui Barbosa,1426, centro 

Telefone: (42)3446-1391 (42)99990-5219

Visitação: Segunda a sexta-feira: Horario Comercial
Sábado: das 08h às 12h
Domingos e feriados: somente com agendamento prévio





  • PRAÇA UCRÂNIA


Complexo histórico-cultural construído pela comunidade ucraniana entre os anos de 1986 a 1989. O monumento tem uma área construída de 460 m2. O lançamento da pedra fundamental deu-se em 12 de agosto de 1986, início das comemorações do milênio do cristianismo na Ucrânia, 90º aniversário da imigração ucraniana em Prudentópolis e 175º aniversário de nascimento do poeta Taras Chewtchénko, filho da Ucrânia, homenageado na praça com uma estátua de bronze de 3 metros de altura, esculpida na Alemanha.

Endereço: Rua Cândido de Abreu s/n, esquina com a Rua São Josafat.
Visitação: Aberto a visitação pública permanente.


  • COLÉGIO E SEMINÁRIO SÃO JOSÉ


Imponente arquitetura em estilo eclético. Fundado em 1935 pelos Padres Basilianos, funciona como estabelecimento de ensino particular de regime interno pertencente a uma instituição religiosa do Rito Católico Oriental Ucraniano. O Colégio possui uma área total de 11.258 m², sendo 5.239 m² de área construída.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1636, Centro
Telefone: (42) 3446-2212
Visitação: Somente mediante autorização da diretoria do Seminário.




    •  TIPOGRAFIA PRUDENTÓPOLIS

Prédio em estilo moderno, construído em 1952 e ampliado em 1980. Abriga parte dos equipamentos utilizados no sistema de tipografia (“letra por letra”) com tipos importados da Europa que serviram para produzir, a partir de 1912, o jornal “Prácia” (“O trabalho”), primeiro em língua ucraniana, com o objetivo de elevar o nível cultural e informar sobre os acontecimentos internacionais, dos brasileiros e ucranianos. Considerado atualmente o jornal mais antigo do país ainda em circulação.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1579, Centro.
Telefone: (42) 3446-1396
Visitação: Somente mediante agendamento.


  • VENERAÇÃO POPULAR À MADRE ANATÓLIA 


A Irmã Anatólia Bodnar, nasceu na Ucrânia em 29 de março de 1884, veio para o Brasil e radicou-se em Prudentópolis, onde faleceu em 16 de fevereiro de 1956, aos 71 anos. Serva da Imaculada Virgem Maria, viveu uma vida santificada no bem, na fé e no amor ao próximo, sofreu em santidade e próxima da sua morte, com a gangrena a subir-lhe pelo corpo, jamais duvidou de seu Deus. Santificada pelo povo em vida e após sua morte, seu túmulo que está localizado no Cemitério da Paróquia São Josafat de repente começou a ser local de preces e pedidos. Hoje é possível encontrar junto aos túmulos várias placas de agradecimentos pelas Graças Alcançadas.


  • CRUZ NA PRAÇA DA RODOVIÁRIA

1887-1987 – Nesta Praça, foi erigido um cruzeiro por ocasião do centenário da imigração ucraniana a Prudentópolis, local da primeira Igreja Ucraíno Católica de São Basílio de Prudentópolis.

Endereço: Rua Rui Barbosa, s/n, Rodoviária Municipal. 


  • PORTAL DA CIDADE

Localizado em uma das entradas do município (BR 373), possui uma composição que busca representar elementos presentes na cidade como o pinhão, símbolo do Paraná e a cúpula abobadada, característica das igrejas em estilo bizantino do Rito Católico Oriental Ucraniano, comuns na cidade.

Endereço: Entrada principal da cidade. Rua São Josafat, s/n.
Visitação: Aberto a visitação pública permanente.



  • CEMITÉRIO PARÓQUIA SÃO JOSAFAT 

Nos primeiros anos da imigração, os ucranianos eram sepultados no Cemitério Municipal. Segundo relatos de pessoas mais idosas, durante a gestão do diretor da Colônia Prudentópolis Dr. Cândido de Abreu, a pedido dos imigrantes e do Pe. Silvestre Kyzema, OSBM foi lhes doado um terreno para o Cemitério Paroquial. O terreno foi desmatado e cercado por uma vala. Houve então a benção do terreno na presença de grande número de fiéis. Os imigrantes na ocasião, ainda moravam em barracas e aguardavam a delimitação dos seus terrenos nas diferentes linhas. Com o passar dos anos foi cercado com muro e um portal. Adquirido mais terreno e construído uma moderna capela mortuária.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1636
Fone: (42) 3446-1140 


  • CASAS DE MADEIRA

Elementos componentes, sobretudo, da paisagem rural do município, as casas em madeira são construções simples, de pequeno porte destacando-se pelo aspecto bucólico, o colorido variado e por representarem aquela que é considerada a arquitetura mais importante que se fez no Paraná, a arquitetura da madeira, decorrente das imigrações ucraniana, polonesa, italiana e alemã, representam também uma memória do Ciclo da Madeira.

Localização: Principalmente no interior do município, próximo às Linhas Municipais.
Visitação: Mediante autorização dos proprietários. Podem ser observadas durante o percurso para os atrativos naturais.




  • ARQUITETURA RELIGIOSA

Prudentópolis já recebeu o título popular de “Capital da Oração”. Isto se deve ao fato de 90% de sua população professar a religião católica e principalmente, por existir no município mais de 100 templos. Os católicos de Prudentópolis possuem dois ritos: o Latino e o Oriental Ucraniano, que possuem diferenças marcantes nos paramentos, nas orações litúrgicas, na comunhão e na arquitetura dos templos. Os templos latinos possuem torres esguias, em estilo gótico, enquanto os do Rito Católico Oriental Ucraniano destacam-se pelas cúpulas abobadadas, em estilo bizantino.

A religião, enquanto um fator cultural étnico influencia diretamente no modo de viver da população local e encontra-se refletido no seu dia-a-dia. Prudentópolis conta com duas paróquias, a de São Josafat, com aproximadamente 33 igrejas e a de São João Batista, com aproximadamente 45 igrejas.




  • IGREJA MATRIZ SÃO JOSAFAT

Em estilo Bizantino é considerada uma das mais belas do país. Construída entre os anos de 1925 a 1928, a Matriz de São Josafat foi esforço dos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil. Possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. A igreja possui 4 abóbadas representando cada uma os braços da cruz e uma central, bem maior, cobrindo a nave da igreja.

A arquitetura interior é dividida nas três clássicas divisões das igrejas cristãs. O vestíbulo ou átrio dos catecúmenos; o lugar onde nas antigas igrejas ficavam os não professores e pagãos; a nave ou corpo principal da igreja onde todos os cristãos se reúnem. O sacrário ou santuário, onde fica o altar mor, as relíquias e a cátedra do oficiante é dividido da nave pelo magnífico Ikonostás uma coleção de ícones sacros executados em Munique e entalhados em madeira.

A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja. O púlpito é outra arte, todo em madeira representando um barco com sua rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas, uma referência ao apóstolo São Pedro.

Tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do Paraná, possui em seu campo, um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Endereço: Rua São Josafat, s/n.

Telefone: (42) 3446-1140.


Fechada para restauração.



  • SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 

Durante muitos anos, as novenas eram realizadas dentro da Igreja que ficava lotada de fiéis que chegavam de todas as comunidades do município. A liturgia e os cantos em louvor ao padroeiro eram animados pelos grupos das comunidades do interior que participavam com oração e cantos sempre com a exímia execução de peças sinfônicas usando os mais variados instrumentos musicais. O acordeom tornou-se um dos instrumentos tradicionais na região e, nas celebrações religiosas, não foi diferente. Devido às raízes europeias do povo, o som da sanfona, instrumento musical muito popular naquela região, foi facilmente incorporado em Prudentópolis, já com a adesão de novos ritmos e arranjos brasileiros. Tudo isso, deu uma identidade à cidade que é conhecida até fora do Brasil por sua música e apresentações correográficas.

As barraquinhas com vendas dos produtos típicos eram instaladas no pavilhão e ao redor da Igreja. No início, estas eram construídas de madeira, de forma improvisada. Com o passar do tempo, foi adotada a estrutura de metal para a montagem das mesmas com cobertura de lona ou tecido de seda. Esta mudança tinha o propósito de oferecer maior conforto e segurança tanto para os vendedores quanto para os visitantes.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1312, centro.
Telefone: (42) 3446-1450 



  • IGREJA SÃO JOÃO BATISTA

Em 1900, foi fundada a primeira capela do Rito Ocidental Romano ou Rito Latino, dedicada a São João Batista pelo padre Antonio Ryman, vindo da Polônia. Juntamente com ele vieram também algumas famílias de imigrantes poloneses que se estabeleceram na colônia em busca de terras para a prática da agricultura e pelo clima da região que era parecido com o clima europeu. Traziam consigo toda a fé e sua religiosidade cristã, misturando-se aos demais brasileiros e imigrantes ucranianos e alemães. Padre Antonio Ryman foi o primeiro vigário da Igreja de São João Batista. 

Endereço: Av. São João, s/n, Praça Firmo Mendes de Queiroz.
Telefone: (42) 3446-1450






Atualizado em: 27/02/2019





4 comentários:

  1. prudentopolis cidade linda amo morar aqui nunca irei embora

    ResponderExcluir
  2. Cidade Maravilhosa, pena que dão muito atenção para a cultura ucraniana e acabam deixando de lado as outras culturas! Que por vez são mais valiosas que a ucraniana..

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Gostaria de saber o que funcionará em Prudentópolis no período do Ano Novo entre os dias 29/12/2019 e 02/01/2020. Tenho a intenção de visitar os museus e as igrejas da cidade.

    ResponderExcluir
  4. eu precisava fazer um trabalho de artes e esse post me ajudou muito obrigado ao criador dele

    ResponderExcluir

Meus queridos seguidores!!! Fiquem com um resumo do que Prudentópolis tem a oferece a nossos visitantes!!!  Video retirado de:  https://www....